Frechas oferece património histórico e natural aos seus visitantes
Nas margens do rio Tua
Dona de uma história ímpar, Frechas partilha a sua beleza e grandiosidade com o rio Tua que faz desta uma das aldeias mais conhecidas do concelho de Mirandela.
Mergulhada entre montes e vales de paisagens soberbas, o leito amplo e apaziguador do rio Tua dá, à freguesia, uma calma que é contemplada por quem passa pelo parque de merendas ou quem visita a praia fluvial.
Da ponte que o atravessa, é possível admirar as águas plácidas em perfeita comunhão com a natureza verdejante de campos e vegetação.
A par da sua beleza natural, Frechas é rica em história, comprovada pelo seu faustoso património edificado, como a Igreja matriz, capelas, casas brasonadas e pelourinho, entre outros.
Vila e sede de concelho até ao início do século XIX, a freguesia foi povoada, desde a pré-história, por civilizações como os Celtas, Romanos, Suevos, Visigodos e Árabes, cuja passagem é confirmada pela quantidade de vestígios arqueológicos presentes na freguesia. Assim, é possível encontrar nesta localidade casas de pedra cobertas de colmo, flechas e diversos materiais agrícolas de ferro, bem como moinhos, prensas para o azeite, lagares e adegas, entre outros.
Acredita-se que a elevada procura por parte de povos tão diversos se deve às boas condições climatéricas e à exploração do solo.
O concelho de Frechas perdurou até 1836, altura em que passou para o de Mirandela. No entanto, o pelourinho central recorda a todos os visitantes os antigos foros.
Freguesia integra as localidades de Cachão e Vale da Sancha
Sendo a terceira maior freguesia do concelho a nível demográfico, Frechas, com os seus cerca de mil habitantes, é bastante procurada pelos turistas que, no Verão, usufruem da praia fluvial da localidade. “Vem muita gente para o rio no Verão e há sempre muito movimento por aqui”, informou Constantino Guedes, residente em Frechas.
A alguns minutos de Mirandela, Frechas tem sido bastante procurada por pessoas que pretendem construir e residir na freguesia, sendo que é evidente, para quem passa, a aposta na construção de novas moradias. “Ainda há pouco estiveram aqui pessoas à procura de informações porque queriam comprar terrenos aqui”, adiantou Jaime Alberto, outro residente.
Recorde-se que a freguesia de Frechas integra as localidades de Cachão, conhecida pelo seu complexo agro-industrial, e Vale da Sancha, rica em património histórico, como a capela da Nossa Senhora do Aviso e Igreja de São Gonçalo, entre outros.
Por: Sandra Canteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário