segunda-feira, 23 de abril de 2007

Irlandeses investem em parque eólico.
Uma empresa de capitais irlandeses e portugueses anunciou esta semana que pretende construir em Bragança o maior parque eólico europeu, num investimento de 800 milhões de euros, que comparou a "uma segunda Autoeuropa neste canto de Portugal". Com este projecto, a Airtricity Energias Renováveis quer entrar no mercado português da energia, produzindo e vendendo directamente ao consumidor. A nova empresa resulta de uma parceria entre a Airtricity irlandesa, que está a desenvolver projectos do género em vários países, e a empresa portuguesa Enerbaça-Energias Renováveis. Segundo explicou o presidente da Enerbaça, Luís Pinho de Sousa, os 400 a 600 MW de energia que estima sejam produzidos neste mega parque eólico dará para "alimentar entre 15 a 20 cidades" como Bragança, que tem cerca de 20 mil habitantes. Tanto Luís Pinho de Sousa como o presidente da Airtricity, Paul Dowling, tencionam ter a funcionar "o primeiro aerogerador dentro de um a dois anos", embora ainda não esteja concluído o processo que permitirá avançar com o projecto. Os promotores estão já em negociações para o arrendamento de terrenos que se estendem pelos concelhos de Bragança e Vinhais. O projecto está, no entanto, ainda dependente de estudos e autorizações, nomeadamente ao nível ambiental, já que será desenvolvido em pleno Parque Natural de Montesinho, uma área protegida. Os promotores prometem "centenas de postos de trabalho indirectos durante a construção".
Fonte:JN

7 comentários:

Dragon Soul disse...

Levaste uma linkadela lá pelo meu estamine :) olha lá, queria dizer-te que acho que conheço Frechas, e tu conheces Nozelos?? Ao pé de Torre de Dona Chama?? Uein?? ;)

guedesnet disse...

obrigado pela linkadela, costumo visitar o teu blog... e vi que eras um gajo porreiro e ainda por cima do FCP, por isso levaste uma aqui também.
Sei onde é Nozelos, mas não conheço, penso que pertence ao concelho de macedo de cavaleiros.
saudações.

Joao Barciela disse...

FCP??.. TAMBÉM SOU!!!....campeoes mais uma vez.. vamos la ver...

obrigado pelo teu comente...agr quanto ao teu post, o q nao falta é guito!!!... lol anda td mal mas para um parque eolico bora construir!.... dao trabalho para a construçao, mas qd acabar ja nao ha trabalho.. é tipo conta gotas.. bem..
um abraço da invicta p ti!
http://unanuevavolta.blogspot.com/

guedesnet disse...

Vamos lá ver se vai dar trabalho a este distrito que bem precisa!!!
saudações
FCP sempre

guedesnet disse...

Que saudades do tempo que vive na Invicta, só de pensar que já fui do Sporting até fico arrepiado...
quem passa pela Invicta vira tripeiro. hehehehehe

Dragon Soul disse...

Já foste lagarto?! Da-seeeeeee... ainda bem que te curaste, bem... ao menos não tinhas aquela doença gravíssima que dá comichão e põe os artistas com tons de vermelho. Isso era pior. BFDS!!

guedesnet disse...

Só tenha pena de viver longe do Porto, só ainda fui uma vez ao dragão!!!

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.