quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Linha do Tua reabre já na próxima semana

A linha do Tua vai reabrir na sua totalidade já na próxima semana. Esta decisão saiu da reunião, que teve lugar hoje em Lisboa, entre a CP, a administração da empresa Metro de Mirandela e a câmara desta cidade.

A reabertura vai acontecer com duas viagens de manhã e duas à tarde, entre Mirandela e o Tua, a fim de fazer as conexões com os comboios que ligam a região do Douro ao Porto.

Recorde-se que a linha, entre a estação do Tua e a da Brunheda, encontra-se encerrada desde o acidente de 12 de Fevereiro de 2007, envolvendo uma composição da Refer, que, devido ao deslizamento de terras e pedras, mergulhou dezenas de metros até ao rio, provocando a morte a três pessoas.

José Silvano, presidente da Câmara de Mirandela, disse ao PÚBLICO que “esta reabertura vai fazer-se seguindo as indicações do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)”, isto é com a chamada marcha à vista – que significa que o maquinista deve avançar a uma velocidade que o próprio, mediante as condições atmosféricas ou outras, considere as indicadas para observar toda a segurança na circulação.

Esta reabertura acontece num momento de muita incerteza quanto ao futuro deste trecho ferroviário, um dos mais belos do mundo, pois está para breve a decisão do Governo de atribuição, provavelmente à EDP, da construção da barragem da foz do rio Tua, que inundará parte desta linha, inviabilizando assim o seu funcionamento pleno.
Visto em: Jornal O Público

3 comentários:

Anónimo disse...

Prezado amigo quero aqui expressar as minhas felicitações pelo excelente trabalho deste seu blog e as pelas excelentes fotos que essa magnifica aldeia proporciona.
Parabéns e continuação de bom trabalho.

Anónimo disse...

Com saúde e alegria
Muita boa disposição
A qualquer hora do dia
Um Charroco faz bem ao coração

E vem aí o entrudo VIVA à festa ...

Anónimo disse...

Com saúde e alegria
Muita boa disposição
A qualquer hora do dia
Um Charroco faz bem ao coração

E vem aí o entrudo VIVA à festa ...

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.