segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Frechas vai ficar sem barracos


Os barracos localizados junto à igreja de Frechas, concelho de Mirandela, vão ser demolidos. São cerca de 70 metros quadrado de construções ilegais em zinco, madeira e outros materiais que ao longo dos tempos foram ganhando volume. A Assembleia de Freguesia decidiu que era altura de desaparecerem por completo.
"A Assembleia de Freguesia manifestou-se favoravelmente à proposta apresentada pelo executivo da Junta, como venho chamando à atenção. Do ponto de vista ambiental é um problema grave que ali temos", desabafa Jorge Pereira, presidente da Junta local. O processo passou agora para a Câmara Municipal de Mirandela, e José Silvano explica que a autarquia "vai fazer as respectivas notificações aos proprietários que têm um prazo de 15 para proceder à demolição ou chegar a acordo com a Câmara. Chegando a acordo ou não a Câmara procede à respectiva demolição". Nos barracos não vive ninguém, já que apenas servem para arrumos. E a população vê com bons olhos que desapareçam: "acho que deitar a baixo é melhor do que ficar aquilo ali. É uma vergonha aquilo. Parece mal e dá má vista à igreja e à rua", diz Maria Angelina, uma das moradoras na freguesia. Maria Antónia, apesar de "apenas" trabalhar no lar de Frechas, também é da mesma opinião e acha que "é bom que a Câmara deite abaixo", já que, acrescenta, "fica feio". Segundo Maria Angelina, os barracos já existem há mais de 20 anos, e o local até já serviu de passagem para a igreja. "Por um lado o acesso à igreja, mas por outro é o início daquela urbanização particular que está um trabalho extraordinário", acrescente Jorge Pereira com ar de satisfação por fim à vista que terá agora a construção ilegal.
Jornal Terra Quente


1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais deixem-me parabenizá-los pela criação do blog. Aldeias como a de Frechas precisam de visibilidade...nem que seja através de blogs. Parabéns.
Quanto a esta notícia específica relativa aos "barracos" junto à igreja..é importante esclarecer o seguinte:
1- trata-se apenas de um único "barraco" (usando a bonita expressão que quiseram dar ao local... deveriam estes senhores da Junta e da Câmara visitar bairros degradados em Lisboa para saberem o que de facto são barracos);
2- é ainda mais importante esclarecer que este terreno pertencente a António Alexandre Silva não tem uma construção ilegal. Está registada em seu nome.
3- mesmo que a construção ilegal fosse, o terreno é seu por direito, herança e registo meus senhores...e para construirem lá o que quiserem construir...terão que estar cientes de que só se o proprietário aceitar vender estes tais 70 metros quadrados que o jornal tão bem especifica....através de informação obtida pelo Sr. Presidente da Junta.

A acrescentar a tudo isto devo dizer em tom de desabafo que às pessoas a quem agora este espaço incomoda, sempre tiveram uma grande dificuldade em lidar com as virtudes alheias e bens dos outros...mesmo que essas virtudes não fossem a de ir à igreja bater com a mão no peito todos os dias como elas próprias hipocritamente fazem.
Também somos uma família de católicos, não tivessemos nós nascido na terra...também gostamos de Frechas e de Mirandela, não fossemos nós filhos da terra. E por ser filho da terra e a bem da verdade..e do esclarecimento público...solicito ao proprietário deste blog a publicação destas palavras.

Hoje, são 13 de Janeiro e até à data ninguém desta família foi notificado para absolutamente nada. Nem para acordo nem desacordo.Lamentavelmente sabemos pelo jornal ou pelo blog que hoje conheci e que por certo virei visitar mais vezes. também nós queremos a resolução disto o mais rápido possível para que de uma vez por todas não se alvitre sobre o que não se sabe.

Rafael Pereira - neto do PROPRIETÁRIO do terreno.

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.