sexta-feira, 15 de junho de 2007

PELOURINHO

Era uma coluna em pedra, colocado em lugar público, geralmente em Praça pública - O Forum, em frente ao edificio da Camara de cidade, ou vila, para exercer a sua justiça. Era o distintivo da jurisdição do concelho e da sua autonomia municipal a partir do século XIII. Aquele que não tivesse no cimo gaiola, onde punham os criminosos à vergonha e escárneo público, os dilinquentes eram amarrados á coluna e se o Juiz era cruel, suspensos por baixo dos braços às suas argolas, onde eram mutilados ou açoutados de acordo com a gravidade do crime e uso da época.

O de Frechas é um exemplar de notável valor artístico, em estilo românico, esculpido em granito, considerado a joia artística da freguesia.
mede 4.60m, acima do nível
do escadatório, este em forma triangular de cinco degraus, com a altura de um metro, que fazem de suporte à base octogonal, ornamento com besantes(antigas moedas de ouro bizantinas). O fuste é também oitavado, ostentando a mesma decoração, acrescida de florões.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá tozé,
continuas a encontrar elementos tão significativos da nossa aldeia mas, vistos da tua prespectiva e com as tuas descrições ganham outro relevo!muito interessante!!
bjinhos, teresa

guedesnet disse...

Olá Teresa, ainda bem que gostas, fico contente,
beijinhos e volta sempre

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.