quinta-feira, 17 de maio de 2007

Vale da Sancha e a fonte dos milagres

Os anos foram passando, mas na aldeia de Vale da Sancha, na freguesia de Frechas, permanecem os hábitos e os costumes de antigamente. Nesta localidade do concelho de Mirandela, as grandes mudanças nos últimos tempos foram a chegada da electricidade e do saneamento, condições que, por si só não bastaram para prender os jovens. Situada na encosta da serra de Bornes e rodeada por montes e montanhas, Vale da Sancha guarda uma beleza paisagística característica das terras transmontanas. É com orgulho que a população fala da imponência dos montes, que guardam a história das minas do Cabeço Figueiro e da Pedra Luz, onde, outrora, se extraiu volfrâmio. Os habitantes, que rondam as duas centenas, na sua maioria idosos, ocupam os seus dias com as actividades do campo, a lida da casa e os momentos de fé. Quem resiste em Vale da Sancha vai percorrendo as ruas, refugia-se nos dois cafés da localidade, ou senta-se na soleira da porta a fazer renda ou croché. Embora durante a semana haja alguma movimentação, é nos meses de Verão e, até, aos fins-de-semana que a aldeia ganha vida. Longe vão os tempos em que a população palmilhava a pé cerca de cinco quilómetros, por um caminho de terra batida, para apanharem o comboio em Frechas. Agora, as quatro crianças que ainda resistem em Vale da Sancha viajam diariamente de autocarro até à sede de freguesia, após o encerramento da escola primária da aldeia.Para irem ao médico, a distância aumenta para cerca de 20 quilómetros, dado que têm que se deslocar a Mirandela. A construção de um Centro de Dia, a visita de um médico e a melhoria dos transportes públicos, que só funcionam em período de aulas, são algumas das reivindicações dos populares.No entanto, o presidente da Junta de Freguesia de Frechas, Jorge Pereira, afirma que não é possível construir infra-estruturas em todas as aldeias, pelo que os habitantes de Vale da Sancha recebem apoio do Centro de Dia de Frechas. No campo da saúde, o autarca realça que a situação só vai melhorar com a chegada de uma Unidade Móvel de Saúde ao concelho de Mirandela.

3 comentários:

samuel disse...

Qual é a fonte dos milagres em Vale da Sancha?

Reis disse...

Quando se escreve algo sobre uma terra, deve-se conhecer e não escrever o que parece bonito? o titulo é a fonte, o texto não fala da fonte, fala de numeros estatisticos de quem não conhece Vale da Sancha. é pena......

Reis disse...

É pena que um texto bonito, peque pela falta de conhecimento; Vale da Sancha na encosta da Serra de Bornes???? mudou de sitio??? o titulo é VDS e fonte dos milagres??? o texto não fala da fonte, que tem uma historia interessante; longe vai o tempo de fazer 5km a pé?!!??! muito longe, á mais de 20 anos. que filme andou a ver o autor do texto antes de o escrever. Chegada da electricidade!?!?!? a electricidade chegou em 1976. tenham lá calma, não escrevam sobre o que não sabem.

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.