terça-feira, 6 de março de 2007

Escola do cachão




Pais do Cachão boicotam aulas devido a atrasos das obras na escola
Os pais das crianças da escola primária de Cachão, em Mirandela, boicotaram hoje as aulas em protesto contra os atrasos de obras no estabelecimento de ensino que estão a condicionar as actividades lectivas e complementares

O presidente da Câmara de Mirandela, o social-democrata José Silvano, assume as responsabilidades da autarquia nos atrasos e promete que as obras vão estar prontas depois da Páscoa.
Esta escola, com cerca de 30 alunos, é a que tem o maior número de crianças entre os estabelecimentos rurais do concelho transmontano, segundo disse o autarca. O edifício começou a ser intervencionado, no início do ano lectivo, e as obras deviam estar prontas no Natal, de acordo com os prazos iniciais.
As crianças, continuam no entanto a ter aulas em duas salas noutras instalações, que obrigam a dividir as turmas pelos períodos da manhã e tarde, segundo disse à agência Lusa Pedro Fonseca, pai de uma aluna.
Aquele encarregado de educação é também eleito da CDU na assembleia de freguesia de FRECHAS, de que é anexa a aldeia do Cachão. Segundo disse, a falta de espaço impede também as crianças de terem actividades complementares, que funcionam em outras escolas do concelho.
O presidente da autarquia refutou esta acusação, garantindo que as crianças do Cachão têm possibilidade de frequentar Inglês e Educação Física, deslocando-se à sede de concelho.
Não têm, porém, todas as actividades complementares que a autarquia oferece noutras escolas do concelho, nomeadamente expressão teatral e música. José Silvano admitiu à lusa, que «os atrasos são da responsabilidade da Câmara», que decidiu fazer adaptações aos projectos iniciais da intervenção na antiga escola primária.
De acordo com o autarca, apesar de ser uma das escolas rurais com mais crianças, dentro de dois anos deverá ficar sem alunos. A ideia da autarquia é adaptar já o edifício para outras utilizações, nomeadamente para actividades recreativas e sociais.
Depois do atraso de dois meses nas obras, se as crianças não regressarem das férias da Páscoa para a escola remodelada, os pais prometem novos protestos.
Lusa/SOL

6 comentários:

AG disse...

Viva
Gosto de ver o movimento e todas as alterações no Blog.
Tenho tirado algumas fotografias a Frechas, cá do alto, do concelho de Vila Flor.
Um abraço

Aníbal

guedesnet disse...

olá amigo, eu também tenho seguido todos os dias o teu blog de vila flor.
Como sabes vou poucas vezes aí, e por aqui as noticias são poucas ou quase nenhumas, quando aí for tenho que tirar mais fotos para as publicar, mas a minha intenção inicial era só de dar a conhecer a freguesia a quem a pesquisasse.
Um abraço, tozé

Unknown disse...

Olá Tozé!
Então também seguiste o carro no Mike@News para encontrar um exelente ilusão de óptica? eh, eh, eh! Por acaso está muito fixe, até eu apanhei cá um susto que nem imaginas, agora toda a gente que vem cá a casa mostro o filme e com a webcam gravo as reacções das pessoas! Tem sido hilariante. Tenho de ver se te arranjo umas fotos engraçadas de Frechas porque tenho de ir lá todos os meses se não quiser ser deserdado pelos meus pais! Tens aqui uns posts novos com informação muito importante, algumas coisas nem eu sabia que se processavam dessa forma, como é o caso da poluição!
Continua a actualizar que eu todos os dias venho fazer um visita.
Abraço

guedesnet disse...

Olá Miguel
Aqui em baixo é muito dificil arranjar noticias sobre frechas, depois de muitas pesquisas lá consegui estas. Eu normalmente só vou a Frechas uma vez por ano, quando lá voltar tenho que tirar mais fotos de toda a freguesia, porque senão o meu blog vai morrer cedo.
Um abraço, Tozé.

Anónimo disse...

olá a todos, alguns dos que escrevem no blog conheço, outros nem por isso.
gosto muito do que tem aparecido no teu blog, que aldeia bonita, e que lembranças deve trazer aquelas fotos, principalmente a do grupo de futebol, que "cromos deveriam ser"....estou a brincar.
parabéns pelas fotos e um abraço ao "CARRIÇINHO" mais novo

guedesnet disse...

obrigado anónimo, realmente as recordações são muitas!!!

Obrigado por teres visitado o meu blogue e volta sempre.